O ÊXODO – Parte III – O Tabernáculo

ÊXODO 25.8,9 – “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.

Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do TABERNÁCULO e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.”

Esta foi a ordem do Senhor dada a Moisés, quando estavam no deserto, depois de haverem saído do Egito.

Os cristãos não dão muita importância ao TABERNÁCULO por acharem que aquele Templo, mencionado no Velho Testamento, serviu às suas finalidades para aquele povo e que para nós, cristãos, não tem muita importância. Mas, segundo os estudiosos da Bíblia, o TABERNÁCULO foi apenas uma “SOMBRA” do que estava por vir; isto é, que todo o simbolismo que o envolve apontava para JESUS CRISTO, como vamos ver no decorrer deste trabalho; e se apontava para JESUS CRISTO, é de todo o nosso interesse.

UM BOM ESTUDO!…

É um estudo fantástico que vai culminar com um passeio virtual pelo interior do

O TABERNÁCULO

Certamente a confecção do TABERNÁCULO era de grande importância para Deus e para o seu povo (filhos); porque, se observarmos bem, vamos notar que Deus utilizou apenas 01 capítulo da Bíblia para a criação dos céus, da terra e de tudo o que neles há e, para a confecção do TABERNÁCULO, utilizou 06 capítulos (Êxodo, Cap 25-31 + Dt) e uma riqueza de detalhes enorme. Então esse é um fato que deve ser levado em consideração. Vejam as medidas e o material do TABERNÁCULO nos capítulos mencionados acima.

Se os irmãos quiserem converter as medidas  do TABERNÁCULO e dos móveis, de côvados para o sistema métrico, sugiro que utilizem o côvado hebraico de 45 cm, pois o côvado varia muito de região para região e até mesmo dentro da própria região, entre 45 a 66cm. Essa variação se dá em vista da compleição física do indivíduo, pois 01 côvado corresponde à medida que vai do cotovelo à ponta do dedo médio ou dois palmos.

  No caso do exemplo da Arca da Aliança  abaixo, as medidas são:

2,5 côvados x 0,45m = 1,125m  Comprimento

1,5 côvados x 0,45m = 0,675m   Largura

1,5 côvados x 0,45m = 0,675m   Altura

 

Imagem4

 

RESUMO DO SIMBOLISMO DO TABERNÁCULO

PORTA – Caminho – É o primeiro passo em direção a Deus. Jo 10.9

PÁTIO OU ÁTRIO – Lugar mais externo do Tabernáculo, onde o cristão está sujeito às intempéries (quem está no átrio ainda não experimentou plenamente a presença de Deus).

ALTAR DOS SACRIFÍCIOS – (Local de morte) onde a nossa carne deve morrer para os prazeres do mundo. Ex 29.18

PIA OU BACIA – Batismo, onde os pecados são lavados publicamente. Simboliza nossa morte e ressurreição com Cristo. Rm 6.4

Obs: o povo ficava acampado ao redor do TABERNÁCULO;

         o TABERNÁCULO era portátil, quando o povo se deslocava ele era desmontado e levado junto.    

         Por isso é que os altares e arca tinham argolas e varas (para facilitar o transporte).

A seguir, vamos ver 07 vídeos, com aproximadamente 09 minutos cada. Uma aula do Pastor BENNY HINN, nascido em 03 Dez 52, em Israel, sobre o simbolismo e a importância do TABERNÁCULO para os cristãos.

  O Pastor Benny Hinn  ocupa um bom espaço na mídia e é considerado polêmico  pelas  doutrinas  “estranhas” e curas que realiza em suas cruzadas pelo mundo afora mas, apesar de ser polêmico, o estudo apresentado sobre o TABERNÁCULO, está de acordo com a Bíblia. (Um estudo muito bom).

  Nos vídeos a seguir, notem o simbolismo das cores, dos metais e dos números citados na Bíblia mas, são somente símbolos.

  Os vídeos estão do jeito que os peguei, não fiz nenhum corte e nem acrescentei nada, para não interromper as legendas e a seqüência. Também os deixei separados para não ficar muito cansativo e o irmão(ã) possa parar na hora que desejar e recomeçar, em outra oportunidade, no vídeo  seguinte.

UM ESTUDO MUITO INTERESSANTE!!!

A seguir veremos as exibição de 07 (sete) vídeos sobre o TABERNÁCULO. É simplesmente fantástico:

No primeiro vídeo e uma parte do segundo, ele vai falar da parte externa do Tabernáculo e nos posteriores

ele vai nos levar a um passeio virtual pelo interior do TABENÁCULO.

 

 

 

 

 

 

Aqui encerra-se a seqüência de 3 estudos sobre o assunto: O ÊXODO – Comprovado Cientificamente (A Travessia; O Montre Sinai ; O Tabernáculo)

 

Espero que tenham gostado e até a próxima PÁGINA

Romeu

Os Créditos foram mantidos

VÍDEOS                  –   Youtube

IMAGENS               –   Google

MÚSICA                 –    Vencendo vem Jesus – Krafta – 4Shared

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0