ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS ABANDONADAS – RS (NOSTALGIA)

A ideia deste trabalho de compilação é mostrar algumas ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS do BRASIL em completo abandono, outras não tão abandonadas e outras até recuperadas.

O leitor que desejar saber mais sobre a estação mostrada na foto, é só acessar o link logo abaixo da foto.

Estou começando este trabalho pelo Estado do RIO GRANDE DO SUL.

MAPA DAS FERROVIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

imagem1

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAXIAS DO SUL

imagem51

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_linhaspoa/caxias.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JABUTICABA – BENTO GONÇALVES

imagem52

http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc_troncosul/jaboticaba.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CACHOEIRA DO SUL NOVA

imagem53

http://subsoloart.com/blog/tag/estacoes-de-trem

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PROFESSOR PARREIRA – VALE VERDE

Esta estação fazia parte do trecho entre Porto Alegre – Uruguaiana

imagem54

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_uruguaiana/professor.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PEDRO OSÓRIO

imagem55

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/pedro.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PELOTAS

imagem56

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/pelotas.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ITAPEVI – CACEQUI

imagem57

http://fotosantigasdealegrete.blogspot.com.br/2006_08_01_archive.ht

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA GENERAL NETO – TRIUNFO

imagem58

http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2015_07_01_archive.html

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALEGRETE

imagem59

http://vfco.brazilia.jor.br/estacoes-ferroviarias/1930-sul-VFRGS/Alegrete-a-Quarai.shtml

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CURUSSU – SANTIAGO

imagem60

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/curussu.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA NOVA VICENZA FARROUPILHA

imagem61

http://wp.clicrbs.com.br/viajandodecarro/2015/03/17/farroupilha-bento/?topo=52,1,1,,171,e171

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JACUÍ – RESTINGA SECA

imagem62

http://www.panoramio.com/user/502351?comment_page=20&photo_page=170

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PAGADOR MARTEL – GENERAL CÂMARA

imagem63

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_uruguaiana/pagador.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VIADUTOS – VIADUTOS

imagem64

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/viadutos.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TIARAJU – SÃO GABRIEL

imagem65

http://ferroviasdobrasil.blogspot.com.br/2013/02/estacao-ferroviaria-de-tiaraju-antiga-e.html

ESTAÇÃO DE CÂNDIDA VARGAS – SÃO BORJA

imagem66

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/candida.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ERECHIM – PASSO FUNDO

imagem67

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/erechim.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ENGENHEIRO ENZO PINTO – PASSO FUNDO

imagem68

http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IJUÍ

imagem69

http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/2011/01/estacoes-ferroviarias-de-ijui-parte-ii.html

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA MARCELINO RAMOS

imagem70

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7960-brasil-caminhos-de-ferro-a-estacao-de-marcelino-ramos-rs-1910

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE EREBANGO

imagem71

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/erebango.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PAMPEIRO (antiga Porteirinha) – SANTANA DO LEVRAMENTO

imagem72

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/pampeiro.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ENGº CHAVES – CAPÃO DO LEÃO – PELOTAS

imagem73

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/engchaves.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GUASSUPI – JULIO DE CASTILHOS

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/guassupi.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (antiga) DE PASSO FUNDO

imagem75

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/passo.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO BORJA

imagem76

http://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/710/estacao-ferroviaria-de-sao-borja.html

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO PEDRO DO SUL

imagem77http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/spedro.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA MATA – SÃO BORJA

imagem78http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/mata.htm

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PASSO FUNDO

imagem79

http://www.panoramio.com/photo/120155839

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE QUARAI

imagem80

http://vfco.brazilia.jor.br/estacoes-ferroviarias/1930-sul-VFRGS/Alegrete-a-Quarai.shtm

É por essas e outras que sempre ouvimos dizer que o brasileiro é um povo sem história e sem memória…

Espero que tenham gostado e até o próximo trabalho que será sobre as ferrovias de SANTA CATARINA.

18 Comentários

  1. derly pires pereira

    Eu procuro o histórico da estação de Barra do Quarai, projeto, planta e construção com fotos antigasonde posso encontrar!

    Responder
  2. osmary macedo

    Meus parabéns por documenta parte das caras das estaçoes belas da VFRG.Aproveitando,este pequeno papo venho te perguntar se tens fotos ou algum histórico das oficinas de Rio Grande em vila junção, pois quando estava a trabalho da Embratel estive em muitas ocasiões na estação de juncao dos Correios para implantação da s novas estaçaoes da rede costeira e em frente ficava um terreno imenso e em contato com os antogos operadores da antiga estação do Correios eles me disseram que era das antigas oficinas da VFRG,
    sds

    oademacedo

    Responder
  3. Oração

    Obrigado…Excelente artigo.

    Responder
    1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

      Obrigado, um abraço.

      Responder
  4. João Campos

    A FOTO DA ESTAÇÃO DE GUASSUPI – JULIO DE CASTILHOS ESTA TROCADA A FOTO EM POSTAGEM É DA ESTAÇÃO DE VAL DE SERRA TRABALHEI NAS DUAS ESTAÇÕES . FIZ O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA ESTAÇÃO DE GUASSUPI EM 08 DE MAIO DE 1990 EU ERA AGT. DE ESTAÇÃO .

    Responder
    1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

      João Campos, obrigado pela dica, vou verificar e acertar.

      Responder
      1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

        Sr João Campos, acertei o local da Estação ferroviária de Guassupi – RS, onde o Sr trabalhou como agente. Se eu não tendo vivido essa situação já sou um saudosista, imagino o Sr que viveu trabalhando nessa estação e vê-la agora, abandonada e sem vida. Mais uma vez obrigado pela contribuição. Um abraço.

        Responder
  5. jose altair g. ivo

    fiquei muito feliz de ver a estaçao de itapevi e me emocionei muito porque eu vivia por ali quando eu tinha 8 anos hoje to com, 49 e tenho muitas recodaçoes boas da quela epoca ,Pra frente desta estaçao tinha outra parada chamada de pedra liondres aonde nos pegava o trem para vim para cacequi
    .muito boa sua materia amei to feliz por tornar haver esse lugar.

    Responder
    1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

      Fico feliz que tenha gostado.

      Responder
  6. Rafael Matos

    Muito bom seu trabalho, vai aqui uma informação pra enriquecer mais ainda seu material,a estação do professor parreira q vc marcou como Uruguaiana na verdade se localiza no km 120 em vale verde rs

    Responder
    1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

      Sr Rafael, outro dia eu respondi ao seu e-mail, mas na realidade não sei se consegui, pois o meu computador (que não é o meu forte) estava com um probleminha,mas ontem um filho meu esteve aqui em casa e parece que deu um jeito, então estou respondendo novamente. Agradeço a suas colaboração. Vou verificar e retificar, se for o caso.

      Responder
  7. Silvio

    Olá Romeu, bom dia.
    Muito interessante o seu trabalho sobre o abandono das estações ferroviárias do RGS.
    Parabéns.
    Silvio.

    Responder
    1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

      Silvio, desculpe a demora, mas eu tive um problema com o meu e-mail e só agora pude resolver. Um abração e muito obrigado pelo elogio.

      Responder
  8. alberi adolfo bandeira

    belo trabalho, voce nao tem foto da parada joao alberti linha palegre santa maria?

    Responder
    1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

      Alberi, peço desculpas pela demora em responder, mas eu tive um problema no meu e-mail e só agora pude resolver. Quanto a foto da Parada João Alberti eu não tenho, dei uma procurada rápida e não achei, mas vou tentar novamente e se achar mando pra você, ok ? Obrigado por acessar o site e pelo elogio. Um forte abraço.

      Responder
  9. Mário Odone Leal

    Muito bom rever esses prédios, embora o péssimo estado da maioria.
    As empresas que sucederam a RFFSA, preocuparam-se tão somente com aquilo que lhes interessavam. Tanto é verdade que muitos prédios sumiram (evaporaram), principalmente oficinas, sem contar os ramais abandonados, invadidos e roubados.
    Muito triste. Falta de fiscalização oficial e desleixo das empresas, que sempre contaram com a falta de cobrança oficial.

    Responder
    1. Romeu Rocha (Publicações do Autor)

      Mário, desculpe a demora em responder, mas eu tive um problema com o meu e-mail e só agora consegui resolver. É isso mesmo que você falou. Um grande abraço e obrigado por acessar o site.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image