A ideia deste trabalho de compilação é mostrar algumas ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS do BRASIL em completo abandono, outras não tão abandonadas e outras até recuperadas.
O leitor que desejar saber mais sobre a estação mostrada na foto, é só acessar o link logo abaixo da foto.
Estou começando este trabalho pelo Estado do RIO GRANDE DO SUL.
MAPA DAS FERROVIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAXIAS DO SUL
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_linhaspoa/caxias.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JABUTICABA – BENTO GONÇALVES
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc_troncosul/jaboticaba.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CACHOEIRA DO SUL NOVA
http://subsoloart.com/blog/tag/estacoes-de-trem
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PROFESSOR PARREIRA – VALE VERDE
Esta estação fazia parte do trecho entre Porto Alegre – Uruguaiana
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_uruguaiana/professor.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PEDRO OSÓRIO
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/pedro.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PELOTAS
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/pelotas.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ITAPEVI – CACEQUI
http://fotosantigasdealegrete.blogspot.com.br/2006_08_01_archive.ht
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA GENERAL NETO – TRIUNFO
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2015_07_01_archive.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALEGRETE
http://vfco.brazilia.jor.br/estacoes-ferroviarias/1930-sul-VFRGS/Alegrete-a-Quarai.shtml
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CURUSSU – SANTIAGO
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/curussu.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA NOVA VICENZA FARROUPILHA
http://wp.clicrbs.com.br/viajandodecarro/2015/03/17/farroupilha-bento/?topo=52,1,1,,171,e171
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JACUÍ – RESTINGA SECA
http://www.panoramio.com/user/502351?comment_page=20&photo_page=170
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PAGADOR MARTEL – GENERAL CÂMARA
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_uruguaiana/pagador.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VIADUTOS – VIADUTOS
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/viadutos.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TIARAJU – SÃO GABRIEL
http://ferroviasdobrasil.blogspot.com.br/2013/02/estacao-ferroviaria-de-tiaraju-antiga-e.html
ESTAÇÃO DE CÂNDIDA VARGAS – SÃO BORJA
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/candida.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ERECHIM – PASSO FUNDO
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/erechim.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ENGENHEIRO ENZO PINTO – PASSO FUNDO
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IJUÍ
http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/2011/01/estacoes-ferroviarias-de-ijui-parte-ii.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA MARCELINO RAMOS
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE EREBANGO
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/erebango.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PAMPEIRO (antiga Porteirinha) – SANTANA DO LEVRAMENTO
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/pampeiro.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ENGº CHAVES – CAPÃO DO LEÃO – PELOTAS
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/engchaves.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GUASSUPI – JULIO DE CASTILHOS
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/guassupi.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (antiga) DE PASSO FUNDO
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_marcelino-stamaria/passo.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO BORJA
http://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/710/estacao-ferroviaria-de-sao-borja.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO PEDRO DO SUL
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/spedro.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA MATA – SÃO BORJA
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_sborja/mata.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PASSO FUNDO
http://www.panoramio.com/photo/120155839
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE QUARAI
http://vfco.brazilia.jor.br/estacoes-ferroviarias/1930-sul-VFRGS/Alegrete-a-Quarai.shtm
É por essas e outras que sempre ouvimos dizer que o brasileiro é um povo sem história e sem memória…
Espero que tenham gostado e até o próximo trabalho que será sobre as ferrovias de SANTA CATARINA.
Eu procuro o histórico da estação de Barra do Quarai, projeto, planta e construção com fotos antigasonde posso encontrar!
Meus parabéns por documenta parte das caras das estaçoes belas da VFRG.Aproveitando,este pequeno papo venho te perguntar se tens fotos ou algum histórico das oficinas de Rio Grande em vila junção, pois quando estava a trabalho da Embratel estive em muitas ocasiões na estação de juncao dos Correios para implantação da s novas estaçaoes da rede costeira e em frente ficava um terreno imenso e em contato com os antogos operadores da antiga estação do Correios eles me disseram que era das antigas oficinas da VFRG,
sds
oademacedo
Obrigado…Excelente artigo.
Obrigado, um abraço.
A FOTO DA ESTAÇÃO DE GUASSUPI – JULIO DE CASTILHOS ESTA TROCADA A FOTO EM POSTAGEM É DA ESTAÇÃO DE VAL DE SERRA TRABALHEI NAS DUAS ESTAÇÕES . FIZ O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA ESTAÇÃO DE GUASSUPI EM 08 DE MAIO DE 1990 EU ERA AGT. DE ESTAÇÃO .
João Campos, obrigado pela dica, vou verificar e acertar.
Sr João Campos, acertei o local da Estação ferroviária de Guassupi – RS, onde o Sr trabalhou como agente. Se eu não tendo vivido essa situação já sou um saudosista, imagino o Sr que viveu trabalhando nessa estação e vê-la agora, abandonada e sem vida. Mais uma vez obrigado pela contribuição. Um abraço.
fiquei muito feliz de ver a estaçao de itapevi e me emocionei muito porque eu vivia por ali quando eu tinha 8 anos hoje to com, 49 e tenho muitas recodaçoes boas da quela epoca ,Pra frente desta estaçao tinha outra parada chamada de pedra liondres aonde nos pegava o trem para vim para cacequi
.muito boa sua materia amei to feliz por tornar haver esse lugar.
Fico feliz que tenha gostado.
Muito bom seu trabalho, vai aqui uma informação pra enriquecer mais ainda seu material,a estação do professor parreira q vc marcou como Uruguaiana na verdade se localiza no km 120 em vale verde rs
Sr Rafael, outro dia eu respondi ao seu e-mail, mas na realidade não sei se consegui, pois o meu computador (que não é o meu forte) estava com um probleminha,mas ontem um filho meu esteve aqui em casa e parece que deu um jeito, então estou respondendo novamente. Agradeço a suas colaboração. Vou verificar e retificar, se for o caso.
Olá Romeu, bom dia.
Muito interessante o seu trabalho sobre o abandono das estações ferroviárias do RGS.
Parabéns.
Silvio.
Silvio, desculpe a demora, mas eu tive um problema com o meu e-mail e só agora pude resolver. Um abração e muito obrigado pelo elogio.
belo trabalho, voce nao tem foto da parada joao alberti linha palegre santa maria?
Alberi, peço desculpas pela demora em responder, mas eu tive um problema no meu e-mail e só agora pude resolver. Quanto a foto da Parada João Alberti eu não tenho, dei uma procurada rápida e não achei, mas vou tentar novamente e se achar mando pra você, ok ? Obrigado por acessar o site e pelo elogio. Um forte abraço.
Muito bom rever esses prédios, embora o péssimo estado da maioria.
As empresas que sucederam a RFFSA, preocuparam-se tão somente com aquilo que lhes interessavam. Tanto é verdade que muitos prédios sumiram (evaporaram), principalmente oficinas, sem contar os ramais abandonados, invadidos e roubados.
Muito triste. Falta de fiscalização oficial e desleixo das empresas, que sempre contaram com a falta de cobrança oficial.
Mário, desculpe a demora em responder, mas eu tive um problema com o meu e-mail e só agora consegui resolver. É isso mesmo que você falou. Um grande abraço e obrigado por acessar o site.