A ideia deste segundo trabalho de compilação é mostrar algumas estações ferroviárias abandonadas, outras não tão abandonadas e outras até recuperadas do Estado de SANTA CATARINA.
O leitor que desejar saber mais sobre a estação apresentada, é só acessar o link que está logo abaixo de cada foto da estação.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE HERVAL DO OESTE
http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/herval.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MAROMBAS
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc_troncosul/m
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GUARAMIRIM
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc-saofranc/guaramirim.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE RIO DA SERRA – MONTE CASTELO
http://www.panoramio.com/user/5787939/tags/ESTA%C3%87%C3%83O?photo_page=4
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TRÊS BARRAS
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc-saofranc/tresbarras.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JARAGUÁ DO SUL
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc-saofranc/jaragua.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JOINVILLE
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GUARAMIRIM (Transformada em Rodoviária)
http://www.panoramio.com/photo/102533826
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE RIO NATAL – SÃO BENTO DO SUL
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc-saofranc/rionatal.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MATOS COSTA
http://www.panoramio.com/user/5453482/tags/Esta%C3%A7%C3%B5es%20Ferrovi%C3%A1rias
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CALMON
http://www.panoramio.com/photo/87522721
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JARAGUÁ DO SUL (Transformada em museu, biblioteca, etc)
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO FRANCISCO DO SUL
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc-saofranc/sfrancisco.htm
ESTAÇÃO DE SÃO JOÃO – BLUMENAU
https://epxx.co/artigos/efsc.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MOSQUITO – AGRONÔMICA
http://www.panoramio.com/photo/75050078
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TANGARÁ
http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/tangara.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PRESIDENTE PENA – CALMON
https://epxx.co/artigos/riodopeixe33.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAÇADOR
https://epxx.co/artigos/portouniao33e.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA GENERAL DUTRA – CALMON
https://epxx.co/artigos/riodopeixe33.html
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAPINZAL
http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/capinzal.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MAFRA
http://www.estacoesferroviarias.com.br/sc-saofranc/mafra.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JOÃO PASSOS – GUARAPUAVA
http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-guarapuava/engjoao.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IBICARÉ
http://www.ferias.tur.br/fotogr/54688/estacaoferroviariadeibicareporeinhoma/ibicare/
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PINHEIRO PRETO
http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/pinpreto.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JAGUARUNA
http://www.radarsul.com.br/estacao-ferroviaria/
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CRICIÚMA
http://www.panoramio.com/photo/110915948
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LAGUNA
http://www.estacoesferroviarias.com.br/eftc/laguna.htm
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DOMÍCIO FREITAS – TUBARÃO
Espero que tenham gostado e até o próximo trabalho que deverá ser sobre as ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO PARANÁ.
É lamentável que o Brasil tenha optado por estimular o transporte rodoviário, que tem custo muito superior ao ferroviário, cujas maioria das estações e linhas vemos hoje praticada desmanteladas! Nos países desenvolvidos as cargas são priorizadas para as ferrovias… Falta-nos uma visão futurista e um planejamento para o desenvolvimento de nosso país a curto, médio e longo-prazos; sem vislumbrar tempo de gestão governamental deste ou daquele partido político.
Niltair, se as vias férreas estivessem funcionando, certamente teríamos um custo de vida mais barato, pois como você disse esse meio de transporte tende a baratear o transporte de mercadorias, mas roubam todo o dinheiro e assim não dá para manter as ferrovias e muito menos construir outras ou modernizar as que já existem.
Obs: demorei a responder porque o site não está me avisando que tem comentários. Vou ver com o meu filho se ele acerta isso pra mim.
Abraços e obrigado por acessar o meu site
Taumaturgo